Palavras Brasileiras: Sonia Salerno Forjaz + Resenha: Papai não é perfeito

resenha papai nao e perfeito sonia salerno forjaz

A maioria dos livros que li quando criança, possuo na estante até hoje. Um dos que me lembro, bem chama-se Papai não é perfeito, e conta uma história bastante interessante. Lembro-me também de que na época eu estava descobrindo o que tinham sido as rádio novelas, pois em um outro livro havia lido a respeito delas, e ficava o tempo todo perguntando aos meus parentes mais velhos como era. Daí quando comecei a ler este livro, chamei o meu primo para fazer de conta que ele era um roteiro de uma rádio novela: até música de abertura criamos, haha Foi uma das coisas mais divertidas que experimentei através de um livro naquela idade.



sinopse papai nao e perfeito

SINOPSE: Lucas sabia que seu pai era diferente. Não sabia, porém, que essa diferença tornava-o uma pessoa especial. Seria possível considerá-lo um herói? Em alguns momentos, bastava a reflexão. Em outros, eram necessárias respostas para algumas perguntas. De repente, as dúvidas terminam: quem vence barreiras e obstáculos quase intransponíveis e ultrapassa os limites impostos por uma sociedade fisicamente perfeita só pode ser um herói. Seu pai, portador de deficiência física, é um herói.

LEIA TAMBÉM: Palavras Brasileiras: José Mauro de Vasconcelos


resenha papai nao e perfeito

Esta é uma leitura suave, gostosa e tranquila de ler, apesar de tratar de temas bastante pertinentes. Ao fim do livro, inclusive, a autora nos fala que a história é baseada em fatos reais, e que tem como objetivo mostrar como somos felizes sem nos dar conta de nossos privilégios de mobilidade. Muitos ignoram as vantagens que possuem ao serem fisicamente perfeitos, e essa história nos abre os olhos para isso.
É um maravilhoso livro infanto-juvenil para se ler na escola e em casa com as crianças, tendo apenas 60 páginas. Esta edição, publicada pela FTD em 1994, é ilustrada pelo talentoso Roberto Weigand. Fico muito feliz por este livro ter feito parte da minha infância, e recomendo bastante a leitura. 

papai nao e perfeito resenha

Mesmo admirando tanto este livro e sua autora, foi só na vida adulta que parti para pesquisar um pouco a respeito dela. Descobri então que temos muito em comum: assim como eu, a Sonia é formada em Licenciatura em Ciências Sociais, e possui uma paixão antiga por escrever. Hoje, a autora já possui mais de 40 livros publicados, amplamente adotados em escolas.
Nunca tive a oportunidade de ler outros livros da autora, mas a forma como ela escreveu esta história desperta essa vontade. Super indico os seus livros por serem carregados de um caráter social, envolvendo também muita alegria e descontração.


Editora: FTD

0 Comentários